18 de julho de 2013

Burzum: ex-advogado diz que evidências contra Varg são "fracas"

O ex-advogado de defesa de Vark Vikernes disse que há muito pouca base legal para a prisão do líder do BURZUM na França, por suspeita de planejar ¨um grande ato terrorista¨.

Vikernes, 40, que estava vivendo na frança há três anos, foi levado em custódia na última terça, 16 de julho, juntamente com sua esposa francesa, Marie Cachet, como medida preventiva após Vikernes postar comentários agressivamente racistas, xenofóbicos e anti-semitas em fóruns de internet. O lar do casal foi revistado e cinco armas foram encontradas, incluindo quatro rifles comprados legalmente pela esposa de Varg como membro de um clube de tiro.

¨Esta pessoa, que tem estreitos laços com movimentos Neonazistas, posa como uma potencial ameaça à sociedade, o que já mostrou com suas expressões na Internet¨, disse o Ministro do Interior Francês, Manuel Valls, aos repórteres.

¨Sua esposa recentemente adquiriu quatro armas A investigação vai incluir os termos de tal compra, e seu real propósito.¨

O ex-advogado de Vikernes na Noruega, John Christian Elden, disse que o músico ¨expressa suas visões extremas sobre mistura de raças há vários anos, construídas com ensinamentos nórdicos.¨

De acordo com a agência de notícias francesa, AFP, Vikernes esteve sob vigilância policial por muitos anos, mas somente se iniciou uma investigação formal quando sua esposa comprou os rifles.

Elden, que disse que Vikernes não entrou em contato desde que foi detido pela polícia francesa na terça, afirmou que a prisão do músico parece ter sido impelida por Vikernes ser um dos 530 apoiadores que receberam o manifesto de Anders Breivik, o homem responsável pelo ataque a bomba no centro de Oslo, na Noruega, em julho de 2011 e o tiroteio na Ilha de Utoya que resultou na morte de 77 pessoas. Em adição, o blog de Vikernes, que inclui extremas expressões de opinião, e o fato de que sua mulher comprou as armas, contribuíram para a polícia decidir pela prisão do casal. ¨É menos do que o Serviço de Segurança da Polícia Norueguesa (PST) costuma ter toda vez que prendem Islâmicos na Noruega e os soltam pouco tempo depois.¨ contou Elden.

A polícia da frança pode deter suspeitos de terrorismo por até 96h antes de apresentarem acusações preliminares.

Em 2011, Vikernes chamou os franceses para votar pela Frente Nacional (FN), escrevendo em seu site oficial que esta seria a única forma de impedir a escória de uma imigração em massa.

Na carta aberta, intitulada de ¨Querida França¨, ele disse: ¨Seus pais podem induzí-los a votar para votar em outros que não a FN, mas não escutem. eles são responsáveis pela condição da França nos dias de hoje, porque eles foram muito ignorantes, muito levianos ou muito manipulados para fazer o que não deviam. Eles já provaram ao mundo que falharam e traíram a França.¨

Varg foi condenado em 1994 e sentenciado ao maior tempo de prisão norueguês, 21 anos, pelo assassinato do guitarrista de MAYHEM, Oystein Aarseth (a.k.a Euronymous) em 1993, e por incendiar três igrejas, incluindo a Holmenkollen Chapel original em Oslo. Ele foi libertado da prisão em 2009, após cumprir 16 anos de sua sentença.

Vikernes escreveu em seu blog que foi ¨forçado a sair da Noruega por gananciosos advogados¨ que afirmavam que ele devia dinheiro a seus clientes.


Fonte:
Whiplash

Nenhum comentário:

Postar um comentário